quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Proposta 80 – Produção de texto dissertativo: formação educacional e ressocialização

Orientações: Use caneta azul ou preta para escrever seu texto. Considere a norma popular urbana, atentando-se para as devidas concessões à caracterização do gênero e personagens, quando houver. Coloque um título em seu texto, se o gênero permitir. Respeite as margens laterais. Para rasura, proceda da seguinte forma: rasura. Seu texto deve ter entre 25 e 30 linhas.

Proposta: escreva um texto dissertativo para manifestar sua opinião sobre o tema a seguir: investir na formação educacional de indivíduos encarcerados pode resultar em algum avança ao processo de ressocialização?

 

Texto 1: “53% dos detentos de São Paulo nunca estudaram na prisão, mostra pesquisa

por Marina Azaredo e Guilherme Soares Dias, especial para o Estado

Levantamento feito em oito unidades prisionais revela que 40% dos encarcerados não concluíram o ensino fundamental

 

Mais da metade dos detentos do Estado de São Paulo nunca estudou na prisão, revela a pesquisa "Perfil de Escolaridade da População Prisional de São Paulo", feita pela Ação Educativa e pela Pastoral Carcerária divulgada nesta quarta-feira, 11. O porcentual de presos que nunca participou de atividades educativas, incluindo os cursos de artes manuais, música e dança e os profissionalizantes, é de 53%. Do outro grupo, 27% estavam estudando no momento da entrevista e 19% já haviam estudado. No entanto, embora 72% dos entrevistados não estudassem ou tivessem parado de estudar, 86% deles afirmaram que gostariam de voltar a participar de alguma atividade educativa.

 

Adaptado de: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,53-dos-detentos-de-sao-paulo-nunca-estudaram-na-prisao-mostra-pesquisa,1107147,0.htm. Acessado em: 12 dez. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário