terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Proposta 61 – Produção de texto dissertativo: leitura e inclusão social

Orientações: Use caneta azul ou preta para escrever seu texto. Considere a norma popular urbana, atentando-se para as devidas concessões à caracterização do gênero e personagens, quando houver. Coloque um título em seu texto, se o gênero permitir. Respeite as margens laterais. Para rasura, proceda da seguinte forma: rasura. Seu texto deve ter entre 25 e 30 linhas.

 

Proposta: escreva um texto dissertativo para responder à questão proposta ao final do Fragmento 1.

 

Fragmento 1 - “LEITURA E INCLUSÃO SOCIAL - Honorina Maria Simões Carneiro

 

            Há na nossa sociedade um fosso que é, ao mesmo tempo, social, econômico, cultural e educacional. De um lado, está uma massa de alijados do acesso ao emprego e à renda, do contato e da fruição dos bens culturais e da escola, relegados, como afirma Marques de Melo, ao rádio e à televisão, únicos benefícios de entretenimento e informação que lhes restam. Do lado oposto, uma minoria com acesso, em maior ou menor escala, ao reconhecimento social (ou pelo menos à cidadania), com muito ou médio poder de compra e de empregabilidade, com acesso aos bens culturais privados e com um maior nível de escolarização, conjunto que vai lhe conferir a distinção de classe média ou classe alta.

            Como reduzir essa distância, como fazer encolher esse fosso?”

 

Adaptado de: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl25Art22.pdf. Acesso em: 02 dez. 2014.

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