ETZIONI |
Área: sociologia das organizações; |
Tema(s): organizações, conceito; racionalismo, felicidade e organizações; |
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ETZIONI,
Amitai. Organizações modernas. 7a
ed. São Paulo: Pioneira, 1984, pp. 7-26. (Cap. II - O objetivo da
organização: senhor ou servo?) |
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- O objetivo da organização: senhor ou servo? - Função dos objetivos: - indica a orientação a seguir: linhas mestras de atividade; - legitimam as ações da organização - padrão para avaliar o êxito da organização: eficiência e rendimento - unidade de medida para verificar a produtividade - a razão de ser da organização é servir seus objetivos - após sua formação as organizações adquirem necessidades, passam a satisfazê-las, o que pode desviar a organização de seus objetivos ou até mesmo abandoná-los ou ajustá-los por causa das necessidades; - OBJETIVO: é servo e não senhor da organização; |
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- A natureza dos objetivos da organização - objetivos: - imagem desejada do futuro a ser atingida; - quando atingido, há necessidade de outro; - nunca existe: “é um estado que procuramos, não um estado que possuímos” - o objetivo a atingir é o objetivo da organização como coletividade, mas cada grupo e indivíduo influencia o objetivo a seu modo: temos então objetivos da coletividade e objetivos pessoais/individuais; |
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- “O pesquisador definirá como objetivos da organização as situações futuras para as quais se dirige a maioria dos recursos da organi- |
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zação e os principais compromissos dos participantes e que têm nítida prioridade em casos de conflito com objetivos estabelecidos, mas que controlam poucos recursos”. - analisar a distribuição dos recursos é um método complementar para identificar os objetivos da organização; - Como se estabelecem objetivos - pode ser por um órgão formal, por voto dos acionistas, membros, associados, provedores ou dirigentes; - na dinâmica da escolha dos objetivos evidenciam-se: jogo de poder e referência a valores da sociedade, do grupo e do indivíduo; - (a decisão por voto visa a uma visão do todo e põe à mostra o nível de convencimento e liderança dos indivíduos) - em casos extremos, o meio (comunidade, sindicatos, ONGs...) podem atuar como re-definidores de objetivos das organizações; - as disputas internas de poder também marcam o direcionamento e redirecionamento dos objetivos em uma organização; |
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- os diversos departamentos ou setores de uma organização e as personalidades individuais freqüentemente atuam na tomada de decisão sobre os objetivos; - os demais membros da organização atuam sob a coação das fontes de poder que tomam decisões dentro das organizações; contudo, é possível levantar propostas contrárias à orientação destes líderes ou pelo convencimento diante de uma proposta melhor ou quando eles cometem um erro essencial, o que lhes tira a autoridade; - nenhuma organização é extremamente autônoma diante da atuação das forças do meio onde ela se encontra; - Eficiência, competência e o perigo da “mensuração excessiva” - “Pretende-se que as organizações sejam as unidades sociais mais eficientes e produtivas. A eficiência real de uma organização específica é determinada pela medida em que atinge seus objetivos. A competência de uma organização é medida pela quantidade de recursos utilizados par fazer uma unidade de produção.” |
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- eficiência e competência nem sempre podem ser verificadas ou existirem em equilíbrio; - “Uma companhia competente
pode não ter lucros, talvez por causa de um mercado em retração, e uma
incompetente pode obter lucros por causa de um mercado - o alcance da organização, dado pela sua finalidade e pelos seus objetivos,é o que determina a possibilidade de verificar sua eficiência e sua competência, juntamente com um padrão de referência estabelecido na comparação com outras organizações do mesmo setor e da mesma área; |
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- “A mensuração freqüente pode deformar os esforços da organização porque, geralmente, alguns aspectos de sua produção são mais mensuráveis do que outros. A mensuração freqüente tende a encorajar a superprodução de itens de fácil mensuração e o descaso pelos dificilmente mensuráveis.” - aumento de produção nem sempre pode estar atrelado a aumento de qualidade no produto; - “A atribuição de demasiada importância a algumas indicações de êxito da organização e de insuficiente importância a outra pode levar a uma grande deformação dos objetivos da organização e minar a competência e a eficiência que procura.” - possível solução: olhar o todo da organização, através da medida da qualidade, quantidade, controle, manutenção e proximidade dos objetivos, pode reduzir o problema da mensuração do êxito, mas não eliminá-lo; |
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p. 14 |
- Substituição de objetivos |
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p. 16 |
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p. 17 |
- Seqüência, multiplicação e expansão de objetivos |
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p. 18 |
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p. 19 |
- Organizações com múltiplas finalidades |
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p. 22 |
- Modelos de objetivos e de sistemas |
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p. 23 |
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p. 24 |
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p. 25 |
- Modelos de sobrevivência e eficiência |
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p. 26 |
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