BEALS;
HOIJER |
Área: antropologia, cultura |
Tema(s): antropologia, cultura,
subcultura, comportamento humano, |
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BEALS, Ralph L.; HOIJER,
Harry. Introducción a la antropología. 2a. ed., Madrid: Aguilar,
1977, pp. 260-265. Col. Cultura e historia. |
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Cap. 9 Natureza da cultura 1. A diversidade do
comportamento humano - As variações de comportamento
humano têm alguma relação com a variedade de raças? - Não, não tem. As variações de
comportamento são independentes e maiores que as divisões baseadas nas
diferenças raciais. - “Enquanto que a maior parte
dos animais, inclusive os símios antropomórficos, revelam dentro de uma
espécie dada os mesmos modelos essenciais de comportamento, com o homem isto
não acontece. Pelo contrário, a espécie Homo sapiens, ainda que
seus membros funcionam fisiologicamente de uma maneira muito parecida e têm
estruturas corporais e mecanismo psicológicos essencialmente similares,
demonstram uma variação verdadeiramente notável em modelos de comportamento.” |
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- É possível classificar o
comportamento humano dentro de uma escala de bom e ruim? Por quê? - Não, pois cada cultura
apresenta uma estrutura própria de comportar-se, que é vital para a
sobrevivência do grupo [relatividade cultural]. - O que pode determinar a
grande variação no comportamento humano? - Cada grupo, dadas as
circunstâncias de espaço e eventos ao longo de sua história, escolhe modos
próprios de se comportar. 2. O conceito de cultura - O comportamento do homem é em
sua maior parte herdado ou aprendido? - É aprendido. O homem
necessita aprender como comer, falar, andar e executar tantas outras tarefas
necessárias para sua sobrevivência. - “Inclusive quando leva a cabo
certos atos, tais como a deglutição ou a eliminação, estes estão
com frequência profundamente modificados pela experiência e a aprendizagem.
Durante seu período relativamente longo de infância, o |
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homem está submetido
incessantemente a um processo de aprendizagem que, definitivamente, o provê
de certos meios de vida apropriados à sociedade na qual ele nasceu e na qual
foi educado.” - Que conceito de cultura o
texto apresenta? - “O conceito de cultura que
Kluckhohn definiu como todos os ‘modelos de vida historicamente criados,
explícitos e implícitos, racionais, irracionais e não racionais, que existem
em qualquer tempo determinado como guias potenciais do comportamento dos
homens’[1], ajuda a compreender o
comportamento humano. A diversidade de comportamento humano também se
esclarece mediante este conceito quando nos damos conta de que cada sociedade
humana tem uma cultura distintiva, ou, citando de novo a
Kluckhohn, ‘um sistema, historicamente derivado, de modelos de vida
explícitos e implícitos, que tendem a ser compartilhados por todos ou por
certos membros especificamente designados de um grupo (isto é, de uma
sociedade)’[2]”. |
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3 - Outros significados da
cultura - Qual a distinção que a
antropologia faz no uso do termo cultura? - “A cultura não esta
restringida a certos campos especais de conhecimentos; abarca todos os modos
de comportamento derivados da esfera total da atividade humana.” - “A cultura não só inclui as
técnicas e métodos de arte, a música e a literatura, senão também os
utilizados para fazer cerâmica, coser vestidos ou edificar casas.” - “O antropólogo não usa o
contraste ‘cultuo frente ao inculto’, porque esta distinção de uso popular
somente representa uma diferença na cultura, mas não na sua ausência ou
presença.” - Que uso fazem os
historiadores do termo cultura? - “Os historiadores a miúde
empregam ‘cultura’ para denotar desenvolvimentos especiais nos campos
artístico e intelectual. Para muitos de tais eruditos, a frase ‘cultura
grega’ se aplica unicamente às atividades dos gregos instruídos, versados na
arte e literatura, ou, inclusive mais estritamente, aos gregos ilustrados da
idade de oura do desenvolvimento intelectual grego.” - Que relação há entre os
termos cultura a civilização para a antropologia? - “A cultura, por último,
também engloba a civilização. Nenhum antropólogo moderno considera a
civilização como qualitativamente diferente da cultura, nem faz uma distinção
entre o civilizado e o incivilizado. Todas as civilizações, inclusive as
grandes de hoje em dia de dos tempos antigos, não são senão exemplos
especiais de cultura, distintivas na quantidade de seu conteúdo e na
complexidade de suas normas, mas não qualitativamente diferentes das culturas
dos chamados povos incivilizados. O hábito comum de usar o termo ‘cultura’
somente para os povos cujos modos de vida nos surpreendem por sua raridade e
exotismo é decididamente inantropológico.” |
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4 - Culturas e subculturas - Que distinção o texto
apresenta para os termos cultura e subcultura? - “ainda que seja perfeitamente
correto dizer que cada sociedade humana tem sua própria cultura, diferente em
sua integridade da cultura de qualquer outra sociedade, também é verdade que
os antropólogos aplicam com frequência o termo ‘cultura’ a grupos maiores ou
menores que uma sociedade isolada.” - “De uma forma parecida,
especialmente nas sociedades mais amplas e mais complexamente organizadas do
mundo, é possível a miúde distinguir áreas de cultura que estão restringidas
a uma determinada porção de membros de uma sociedade. A grande nação quíchua,
centrada em tempos |
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remotos no Peru e compreendia
vários milhões de habitantes, estava dividida em três classes principais. A
primeira era constituída pelos incas, classe aristocrática
composta de indivíduos aparentados por sangue e por interesses comuns com a
família do imperador. Em seguida vinha a classe da nobreza provinciana,
os curacas, formada pela maior parte dos reis, chefes e demais
oficiais das nações e tribos conquistadas. A grande massa do povo simples
constituía a terceira classe, que era a mais extensa.” O uso da língua, de
adornos e vestimentas era exclusivo e distintivo a cada classe, mesmo que se
pudesse falar de um povo só. Podemos falar de uma sociedade quíchua, mas de
três subculturas. - “Resumindo: o termo
‘cultura’, tal como é usado pelo antropólogo pode aplicar-se: 1) às formas ou
‘modelos’ de vida comuns em qualquer tempo a toda humanidade; 2) aos modos de
vida peculiares de um grupo de sociedades entre as que existe um maior ou
menor grau de interação; 3) aos tipos de comportamento peculiares de uma
sociedade dada, e 4) a formas especiais de comportamento características das
diversas seções de uma sociedade vasta e de organização complexa”. |
[1] CLYDE
KLUCKHOHN y WILLIAM KELLY: “The Concept of Culture”, The Science of Man
in the World Crisis, ed. Ralph Linton (Nueva York: Columbia University
Press, 1945, págs. 78-1060, p. 97.
[2] Ibíd.,
pág. 97.
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