segunda-feira, 15 de abril de 2024

BEALS, Ralph L.; HOIJER, Harry. Introducción a la antropología

 BEALS; HOIJER

Área: antropologia, cultura

Tema(s): antropologia, cultura, subcultura, comportamento humano,

 

BEALS, Ralph L.; HOIJER, Harry. Introducción a la antropología. 2a. ed., Madrid: Aguilar, 1977, pp. 260-265. Col. Cultura e historia.

 

 

 

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Cap. 9 Natureza da cultura

 

1. A diversidade do comportamento humano

 

- As variações de comportamento humano têm alguma relação com a variedade de raças?

- Não, não tem. As variações de comportamento são independentes e maiores que as divisões baseadas nas diferenças raciais.

- “Enquanto que a maior parte dos animais, inclusive os símios antropomórficos, revelam dentro de uma espécie dada os mesmos modelos essenciais de comportamento, com o homem isto não acontece. Pelo contrário, a espécie Homo sapiens, ainda que seus membros funcionam fisiologicamente de uma maneira muito parecida e têm estruturas corporais e mecanismo psicológicos essencialmente similares, demonstram uma variação verdadeiramente notável em modelos de comportamento.”

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- É possível classificar o comportamento humano dentro de uma escala de bom e ruim? Por quê?

- Não, pois cada cultura apresenta uma estrutura própria de comportar-se, que é vital para a sobrevivência do grupo [relatividade cultural].

 

- O que pode determinar a grande variação no comportamento humano?

- Cada grupo, dadas as circunstâncias de espaço e eventos ao longo de sua história, escolhe modos próprios de se comportar.

 

2. O conceito de cultura

 

- O comportamento do homem é em sua maior parte herdado ou aprendido?

- É aprendido. O homem necessita aprender como comer, falar, andar e executar tantas outras tarefas necessárias para sua sobrevivência.

- “Inclusive quando leva a cabo certos atos, tais como  a deglutição ou a eliminação, estes estão com frequência profundamente modificados pela experiência e a aprendizagem. Durante seu período relativamente longo de infância, o

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homem está submetido incessantemente a um processo de aprendizagem que, definitivamente, o provê de certos meios de vida apropriados à sociedade na qual ele nasceu e na qual foi educado.”

- Que conceito de cultura o texto apresenta?

- “O conceito de cultura que Kluckhohn definiu como todos os ‘modelos de vida historicamente criados, explícitos e implícitos, racionais, irracionais e não racionais, que existem em qualquer tempo determinado como guias potenciais do comportamento dos homens’[1], ajuda a compreender o comportamento humano. A diversidade de comportamento humano também se esclarece mediante este conceito quando nos damos conta de que cada sociedade humana tem uma cultura  distintiva, ou, citando de novo a Kluckhohn, ‘um sistema, historicamente derivado, de modelos de vida explícitos e implícitos, que tendem a ser compartilhados por todos ou por certos membros especificamente designados de um grupo (isto é, de uma sociedade)’[2]”.

 

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3 - Outros significados da cultura

 

- Qual a distinção que a antropologia faz no uso do termo cultura?

- “A cultura não esta restringida a certos campos especais de conhecimentos; abarca todos os modos de comportamento derivados da esfera total da atividade humana.”

- “A cultura não só inclui as técnicas e métodos de arte, a música e a literatura, senão também os utilizados para fazer cerâmica, coser vestidos ou edificar casas.”

- “O antropólogo não usa o contraste ‘cultuo frente ao inculto’, porque esta distinção de uso popular somente representa uma diferença na cultura, mas não na sua ausência ou presença.”

- Que uso fazem os historiadores do termo cultura?

- “Os historiadores a miúde empregam ‘cultura’ para denotar desenvolvimentos especiais nos campos artístico e intelectual. Para muitos de tais eruditos, a frase ‘cultura grega’ se aplica unicamente às atividades dos gregos instruídos, versados na arte e literatura, ou, inclusive mais estritamente, aos gregos ilustrados da idade de oura do desenvolvimento intelectual grego.”

- Que relação há entre os termos cultura a civilização para a antropologia?

- “A cultura, por último, também engloba a civilização. Nenhum antropólogo moderno considera a civilização como qualitativamente diferente da cultura, nem faz uma distinção entre o civilizado e o incivilizado. Todas as civilizações, inclusive as grandes de hoje em dia de dos tempos antigos, não são senão exemplos especiais de cultura, distintivas na quantidade de seu conteúdo e na complexidade de suas normas, mas não qualitativamente diferentes das culturas dos chamados povos incivilizados. O hábito comum de usar o termo ‘cultura’ somente para os povos cujos modos de vida nos surpreendem por sua raridade e exotismo é decididamente inantropológico.”

 

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4 - Culturas e subculturas

 

- Que distinção o texto apresenta para os termos cultura e subcultura?

- “ainda que seja perfeitamente correto dizer que cada sociedade humana tem sua própria cultura, diferente em sua integridade da cultura de qualquer outra sociedade, também é verdade que os antropólogos aplicam com frequência o termo ‘cultura’ a grupos maiores ou menores que uma sociedade isolada.”

- “De uma forma parecida, especialmente nas sociedades mais amplas e mais complexamente organizadas do mundo, é possível a miúde distinguir áreas de cultura que estão restringidas a uma determinada porção de membros de uma sociedade. A grande nação quíchua, centrada em tempos

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remotos no Peru e compreendia vários milhões de habitantes, estava dividida em três classes principais. A primeira era constituída pelos incas, classe aristocrática composta de indivíduos aparentados por sangue e por interesses comuns com a família do imperador. Em seguida vinha a classe da nobreza provinciana, os curacas, formada pela maior parte dos reis, chefes e demais oficiais das nações e tribos conquistadas. A grande massa do povo simples constituía a terceira classe, que era a mais extensa.” O uso da língua, de adornos e vestimentas era exclusivo e distintivo a cada classe, mesmo que se pudesse falar de um povo só. Podemos falar de uma sociedade quíchua, mas de três subculturas.

- “Resumindo: o termo ‘cultura’, tal como é usado pelo antropólogo pode aplicar-se: 1) às formas ou ‘modelos’ de vida comuns em qualquer tempo a toda humanidade; 2) aos modos de vida peculiares de um grupo de sociedades entre as que existe um maior ou menor grau de interação; 3) aos tipos de comportamento peculiares de uma sociedade dada, e 4) a formas especiais de comportamento características das diversas seções de uma sociedade vasta e de organização complexa”.

 



[1] CLYDE KLUCKHOHN y WILLIAM KELLY: “The Concept of Culture”, The Science of Man in the World Crisis, ed. Ralph Linton (Nueva York: Columbia University Press, 1945, págs. 78-1060, p. 97.

[2] Ibíd., pág. 97.

 

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