DRUCKER |
Área:
sociedade e novas tecnologias, mudanças econômicas e sociais. |
Tema(s):
Trabalho e trabalhador na sociedade do conhecimento. |
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DRUCKER, Peter F. Uma era de descontinuidade:
orientações para uma sociedade em mudança. 3. ed. Tradução de J.R. Brandão
Azevedo. |
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13. Trabalho e trabalhador na
sociedade do conhecimento -
nos últimos vinte anos a economia americana deixou de ser baseada no trabalho
manual e passou a depender mais do trabalho baseado no conhecimento; -“Não
sabermos ainda administrar empregados com conhecimento par ao desempenho
quase não surpreende, considerando quão recente é a transferência para o trabalho
baseado no conhecimento. Afinal, não faz cem anos que começamos a preocupar-nos
com a administração do trabalhador manual.” |
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“O trabalho com base no conhecimento não é facilmente definido em termo s
quantitativos, podendo, de fato, não se prestar a quantificação alguma. É
lógico que o computador não pode medir o trabalho do programador que o faz
funcionar.” -
“Também não sabemos administrar o empregado com conhecimento a fim de que ele
deseje contribuir e realiza. Mas sabemos com certeza que ele precisa ser
administrado de modo bastante diverso daquele pelo qual administramos o
trabalhador manual.” -
“Aquilo para que o empregado com conhecimento precisa estar positivamente
motivado é a realização. É preciso que ele saiba que contribui.” -
“As exigências do empregado com conhecimento são muito maiores que as do
empregado manual e, com efeito, bastante diversas.” |
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“Só recentemente, quando a crise industrial gerou a ociosidade forçada
enquanto que a produtividade industrial nos permitiu manter homens
desempregados acima do nível de subsistência, logramos perceber que o
trabalho é uma necessidade psicológica e social do homem, e não somente o
processo de ganharmos nosso pão de todo dia.” -
“Os empregados com conhecimento não podem satisfazer-se com os trabalhos que
representem apenas um meio de vida. Suas aspirações e sua visão de si mesmo
são as do ‘profissional’ ou do ‘intelectual’. Se têm algum respeito pelo
conhecimento, exigem que este se torne a base da realização.” -
“Os empregados com conhecimento também exigem que as exigências que lhes são
feitas o sejam pelo conhecimento e não por chefes, quer dizer, por objetivos
e não por pessoas.” -
“Os empregados com conhecimento ainda necessitam de um superior. A estrutura
da organização precisa identificar claramente aonde (sic) se localizam as
decisões finais e as responsabilidades últimas.” -
o trabalho com conhecimento não exige uma hierarquia de poder, mas sim de
conhecimento: o que deve ser feito é assim não por causa do poder ou do nome,
ou do prestígio de quem manda, mas porque a tarefa assim o exige; |
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“O conhecimento, portanto, tem de ser organizado como uma equipe em que a
tarefa decide quem está encarregado, quando, por que e durante quanto tempo.”
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as estruturas organizacionais devem ser rígidas e flexíveis; -
“O trabalho baseado no conhecimento, se ‘só passa despercebido’, não é
produtivo. Isso tem uma grande implicação para a vida e carreira do próprio
empregado com conhecimento, bastante distinta de se significado para sua
administração.” -
“Tornar produtivo o trabalho baseado no conhecimento será a grande tarefa
administrativa deste século - exatamente como tornar o produtivo o trabalho
manual foi a grande tarefa administrativa do século passado.” O
empregado com conhecimento e o período de vida útil -
“Independente do grau de satisfação proporcionado pela atividade do
indivíduo, um grande número de empregados com conhecimento tende a fatigar-se
com seus trabalhos logo que |
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começa
a atingir a meia-idade. -“As
pessoas que estiveram trabalhando com base no conhecimento durante mais ou
menos vinte anos não podem parar. Mas a grande maioria delas também não pode
prosseguir. Não dispõe de recursos internos.” |
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a manutenção de profissionais assim pode ser conseguida através da
atualização de estudos, uma “recauchutagem”; -
o caminho não é esperar encurtar o período de vida útil aumentando os anos de
estudo, mas sim diminuir os anos de estudo na escola antes de se iniciar o
trabalho baseado no conhecimento; -
“Não podemos livrar-nos do problema. Mas podemos - e devemos - transformá-lo
numa oportunidade. Precisamos permitir que o empregado com conhecimento e de
meia-idade dê início a uma segunda carreira baseada no conhecimento.” |
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a fatiga em profissionais com 45 ou 50 anos de idade é sinal de que eles
atingiram o auge físico e mental, seu trabalho já não apresenta mais desafios
e os passatempos culturais pouco amenizarão a situação de desgaste; -
esses profissionais ainda têm o forte desejo de “contribuir” para a
sociedade; -
“No entanto, ao mesmo tempo, temos na América - e continuaremos tendo - uma
carência crescente de pessoal em muitas áreas de trabalho baseado no
conhecimento. Estamos, por exemplo, tendo dificuldade cada vez maiores no
recrutamento de jovens par ao clero, par o ensino e para a medicina.” -
antes estas áreas tinham um status
peculiar na tradição familiar; hoje, mesmo que paguem bem, estas ocupações
não são atrativas devido à exigência de envolvimento prematuro do jovem; |
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mas com o passar dos anos, estas ocupações parecem ser atrativas para aqueles
profissionais que ainda querem “contribuir” para a sociedade; -
o homem da organização precisa saber como funcionam as estruturas de sua
organização e as das outras também; |
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a medida da aposentadoria compulsória aos 65 anos é uma medida mais
preocupada com a inserção de força jovem no mercado do que com a velhice das
pessoas; -“E
uma organização que não possui empregados jovens e com conhecimento é uma
organização que não pode |
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crescer,
só podendo defender o passado. Mas negar trabalho a um homem qualquer que
seja a sua idade também é uma crueldade desnecessária e um desperdício de
recursos humanos.” -
“Um homem de idade bem avançada e já incapaz de trabalhar ativamente pode não
ter sofrido prejuízo algum de seu julgamento e pode ser um homem que tome
decisões melhores que há vinte anos.” -
“O planejamento financeiro para a aposentadoria é uma boa idéia. Mas o
preparo psicológico para a aposentadoria não tem dado certo.” |
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“A instituição precisa livrar-se das pessoas que estejam muito fatigadas para
prestar sua contribuição. O indivíduo precisa da oportunidade de tornar-se
novamente produtivo, sem um ponto final preestabelecido para sua vida útil.
Por isso, precisamos criar oportunidades gerais para segundas carreiras - e
em especial para segundas carreiras em atividades em que não seja necessária
uma aposentadoria a uma idade fixa, que dizer, onde não haja pessoal jovem
que fique marcando passo nos níveis inferiores, e. g., o clérigo ou o médico trabalhando por conta própria.” -
é necessário a mudança de atitude e pôr de lado a vergonha ou o medo de
voltar a estudar; ou começar tudo de novo aos 45 anos; |
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Problemas
da transição -
o trabalho baseado no conhecimento é que marcará as mudanças futuras na
sociedade do conhecimento; -
a automação foi considerada uma ameaça ao trabalho, mas ela tomou o lugar do
trabalhador manual, que teve que se qualificar para assumir o controle da
máquina novamente; nesse sentido, a automação abriu oportunidades; |
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uma conseqüência do trabalho baseado no conhecimento é colocar em posição de
desclassificação e insignificância o trabalhador não-qualificada; |
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contudo, o trabalhador não-qualificado se beneficiou da aplicação do
conhecimento ao trabalho, pois ele pode associar o conhecimento à sua
habilidade e tornar-se trabalhador semi-qualificado; -
essa mudança permitiu que ele se adaptasse às necessidades laborais do
momento, mas reproduziu os mesmo sistemas de exclusão social e desvalorização
de status já sofridos pelo operário
na Revolução Industrial; |
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nos EUA, a posição social do empregado não-qualificado está caindo, o que
pede maior atuação de seus sindicatos; |
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a saída para o governo é a de qualificar essas pessoas: transição de
não-qualificados a empregados com conhecimento; -
“A política do governo deve apressar a transição. Esta é a única maneira de
controlá-la. De outra forma, o trabalho não -qualificado tornar-se-á um
perigo. Precisamos ter condições de estimular o indivíduo que possa
modificar-se - ou a seu filho - a fim de tornar-se, ele próprio, um empregado
com conhecimento.” -
essa deve ser uma tarefa política e também social; |
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uma experiência: “...Programa de Novas carreiras elaborado pela Universidade
de Nova York”: treinamento de indivíduos do gueto negro para ocupações de
serviços gerias com vistas a se profissionalizar naquela área de atuação;
trata-se de um aprendizado sistemático: “Isto requer não só novos métodos de
aprendizado. Também requer a intenção, por parte das profissões e das
instituições contratantes, de reformular as etapas de suas carreiras e recompensar
o desempenho e as realizações.” -
a tendência é que o trabalho baseado no conhecimento se torne mais comum e empregue
cada vez mais pessoas; |
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o ofício pede aprendizado prático, que dura até o fim da vida, o que torna o
ofício conservador; |
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“O aprendizado de um ofício torna um homem inapto para o aprendizado de
qualquer coisa nova ou diferente. Ele foi treinado na idéia de que esta é a
única maneira de se executar este trabalho.” |
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exemplo japonês: todos eram treinados para executar qualquer trabalho dentro
da empresa, antes do modernização de 1867; -
mesmo o alto escalão recebia treinamento até a aposentadoria; -
o emprego era para a vida inteira - melhorar a empresa era o mesmo que
garantir estabilidade no trabalho; |
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essa realidade mudou, mesmo no Japão: se o trabalho é baseado no conhecimento
e o conhecimento evolui depressa, a |
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estabilidade
no trabalho deve ser conseguida com a capacidade de aprender depressa; -
“A única segurança real numa economia e sociedade em mutação é saber o
suficiente para ser capaz de mover-se.” |
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problema norte-americano de exclusão social no trabalho: a população, em sua
maioria negra, está distante dos grandes salários; |
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mesmo a formação educacional - tempo de permanência na escola - privilegiou o
jovem branco; |
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o equilíbrio social depende da colocação profissional da população negra
excluída; |
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este equilíbrio dependerá também da mudança cultural: eliminar o
pré-conceito; |
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já há, atualmente, um crescimento do empregado negro com conhecimento e uma
identificação maior deste com sua comunidade; |
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