sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Proposta de leitura interdisciplinar baseada na obra “A tempestade” de Shakespeare[1]


Enquanto dormes tranquilo,
a traição, como do estilo,
está desperta.
Se ainda tens amor à vida,
põe fim à sesta comprida.
Alerta! Alerta!

Ariel

 A tempestade
 W. Shakespeare

Justificativa

Esta proposta de leitura interdisciplinar do texto “A tempestade”, de W. Shakespeare, leva em consideração o fato de que todo texto é fruto de um contexto e que para entender melhor o texto é importante conhecer os elementos constitutivos do entorno do autor e do tema usado. Para tanto, propomos a leitura interdisciplinar desta peça de Shakespeare com a disciplina de História.


Objetivos

Os objetivos desta leitura interdisciplinar são:

- ampliar o entendimento e a interpretação do texto “A tempestade”
- conhecer o contexto histórico das monarquias europeias italianas à época da escrita do texto
- estabelecer relações entre o texto e seu contexto histórico
- discutir sobre os regimes sucessórios adotados pelas monarquias italianas


Recursos materiais

Os recursos utilizados serão:

- o e-texto da peça “A tempestade”
- pesquisa orientada pelo professor de história sobre as monarquias europeias italianas - Nápoles e Milão
- aula de história sobre as monarquias italianas
- internet para pesquisa sobre as monarquias de Nápoles e Milão
- mesas e painéis para montagem de stands para apresentação dos trabalhos dos alunos


Etapas

Esta leitura interdisciplinar seguirá as seguintes etapas:

- o professor de português fará a leitura e análise da peça “A tempestade” com os alunos;
- o professor de história irá orientar os alunos a fazer uma pesquisa sobre a história das monarquias de Nápoles e Milão, tendo atenção aos regimes sucessórios;
- o professor de história dará uma aula de história sobre as monarquias italianas, levando os alunos reconhecer os jogos políticos de poder dos monarcas;
- os alunos apresentarão em um debate seu entendimento a partir de uma comparação entre os regimes sucessórios das monarquias italianas com as descrições presentes no texto de Shakespeare;
- os alunos montarão stands para apresentação do que entenderam das monarquias de Nápoles e Milão destacando os aspectos tratados no texto de Shakespeare.


Cronograma

A execução desta atividade será feita no espaço de cinco semanas. Para cada semana os alunos serão orientados e acompanhados na execução de cada etapa da atividade:

Semana 1- leitura e análise da peça “A tempestade”
Semana 2 - pesquisa sobre a história das monarquias de Nápoles e Milão e seus regimes sucessórios
Semana 3 - aula de história sobre as monarquias italianas
Semana 4 - debate: regimes sucessórios das monarquias italianas e o texto de Shakespeare
Semana 5 - apresentação dos stands das monarquias de Nápoles e Milão


Avaliação

A avaliação proposta para esta atividade pode acontecer de duas formas:

- avaliação de processos: os professores envolvidos poderão avaliar os alunos a cada semana durante a realização de cada uma das etapas da atividade;

- avaliação pontual: os alunos poderão ser avaliados durante a elaboração e apresentação dos stands ao final das cinco semanas de atividades. Neste momento poderá acontecer uma exposição oral de cada grupo. Os alunos poderão ser divididos em pequenos sub grupos, conforme o número de etapas da atividade, e apresentar suas impressões e conhecimentos adquiridos ao longo da realização de todo o processo.


Bibliografia

SHAKESPEARE, W. A tempestade. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/elibiris/tempestade.html>. Acesso em: 02 abr. 2017.




[1] Adriano Lima, São José dos Campos, 2017.

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