Proposta de leitura interdisciplinar baseada na obra “A tempestade” de Shakespeare[1]
Enquanto dormes tranquilo,
a traição, como do estilo,
está desperta.
Se ainda tens amor à vida,
põe fim à sesta comprida.
Alerta! Alerta!
Ariel
A tempestade
W. Shakespeare
Justificativa
Esta proposta de leitura interdisciplinar do texto “A
tempestade”, de W. Shakespeare, leva em consideração o fato de que todo texto é
fruto de um contexto e que para entender melhor o texto é importante conhecer os
elementos constitutivos do entorno do autor e do tema usado. Para tanto,
propomos a leitura interdisciplinar desta peça de Shakespeare com a disciplina
de História.
Objetivos
Os objetivos desta leitura interdisciplinar são:
- ampliar o entendimento e a interpretação do texto
“A tempestade”
- conhecer o contexto histórico das monarquias
europeias italianas à época da escrita do texto
- estabelecer relações entre o texto e seu contexto
histórico
- discutir sobre os regimes sucessórios adotados pelas
monarquias italianas
Recursos
materiais
Os recursos utilizados serão:
- o e-texto da peça “A tempestade”
- pesquisa orientada pelo professor de história sobre
as monarquias europeias italianas - Nápoles e Milão
- aula de história sobre as monarquias italianas
- internet para pesquisa sobre as monarquias de
Nápoles e Milão
- mesas e painéis para montagem de stands para
apresentação dos trabalhos dos alunos
Etapas
Esta leitura interdisciplinar seguirá as seguintes
etapas:
- o professor de português fará a leitura e análise
da peça “A tempestade” com os alunos;
- o professor de história irá orientar os alunos a
fazer uma pesquisa sobre a história das monarquias de Nápoles e Milão, tendo
atenção aos regimes sucessórios;
- o professor de história dará uma aula de história
sobre as monarquias italianas, levando os alunos reconhecer os jogos políticos
de poder dos monarcas;
- os alunos apresentarão em um debate seu
entendimento a partir de uma comparação entre os regimes sucessórios das
monarquias italianas com as descrições presentes no texto de Shakespeare;
- os alunos montarão stands para apresentação do que
entenderam das monarquias de Nápoles e Milão destacando os aspectos tratados no
texto de Shakespeare.
Cronograma
A execução desta atividade será feita no espaço de
cinco semanas. Para cada semana os alunos serão orientados e acompanhados na
execução de cada etapa da atividade:
Semana 1- leitura e análise da peça “A tempestade”
Semana 2 - pesquisa sobre a história das monarquias
de Nápoles e Milão e seus regimes sucessórios
Semana 3 - aula de história sobre as monarquias
italianas
Semana 4 - debate: regimes sucessórios das monarquias
italianas e o texto de Shakespeare
Semana 5 - apresentação dos stands das monarquias de
Nápoles e Milão
Avaliação
A avaliação proposta para esta atividade pode
acontecer de duas formas:
- avaliação de processos: os professores envolvidos
poderão avaliar os alunos a cada semana durante a realização de cada uma das
etapas da atividade;
- avaliação pontual: os alunos poderão ser avaliados
durante a elaboração e apresentação dos stands ao final das cinco semanas de
atividades. Neste momento poderá acontecer uma exposição oral de cada grupo. Os
alunos poderão ser divididos em pequenos sub grupos, conforme o número de etapas
da atividade, e apresentar suas impressões e conhecimentos adquiridos ao longo
da realização de todo o processo.
Bibliografia
SHAKESPEARE, W. A
tempestade. Disponível em:
<http://www.ebooksbrasil.org/elibiris/tempestade.html>. Acesso em: 02
abr. 2017.
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