sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

PROJETO DE LEITURA “AS VIAGENS DE GULLIVER” COM O USO DE TECNOLOGIAS[1]


Sua Majestade, depois de pôr o pé em terra,
examinou-me por todos os lados com grande admiração,
mantendo-se sempre, contudo, por precaução,
fora do alcance de minha corrente.

As viagens de Gulliver


Justificativa

O mundo está cheio de pessoas e lugares diferentes. Viajar é a melhor maneira de conhecer toda a diversidade que compõe o mundo. Entrar em contato com as mais diversas expressões de arte é uma maneira de ampliar o repertório de conhecimento dos indivíduos e também fornecer-lhe as mais variadas maneiras de interpretar o mundo que os cerca. A leitura é também uma forma de viajar. A proposta deste projeto de leitura é dar aos alunos a oportunidade de entrar em contato com “As viagens de Gulliver” e conhecer um pouco mais da visão de mundo de Jonathan Swift. A maneira sugerida para ler esta obra é através de uma das ferramentas tecnológicas que temos à disposição: o blog ou fotoblog. Esta tecnologia é indicada aos alunos como uma nova forma de navegar pelas aventuras do mundo real e imaginário.


Objetivos

Os objetivos deste projeto de leitura são:

- conhecer o texto “As viagens de Gulliver”
- exercitar a capacidade de interpretação e adaptação da obra lida à linguagem contemporânea
- traduzir a obra lida à linguagem típica de um blog


Público-alvo

Esta atividade se dirige aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.


Os recursos materiais a serem utilizados:

- o e-texto da obra “As viagens de Gulliver”
- a plataforma Google para a montagem de um blog onde serão realizadas e expostas as leituras feitas pelos alunos
Etapas do projeto

Este projeto de leitura seguirá as seguintes etapas:

- Uma aula: o professor irá dividir os alunos em grupos e com eles dividirá a respectiva parte do livro a ser lida.
- De uma a duas aulas: o professor acompanhará os alunos ao laboratório ou sala de informática e guiará os alunos na criação de um perfil no blog da plataforma Google e mostrará para eles exemplos de blogs e o funcionamento dos mesmos.
- De quinze dias a um mês: o professor orientará os alunos a ler a respectiva parte do livro que toca ao grupo e proporá que eles façam a apresentação do que leram publicando no blog. Os alunos poderão gravar entrevistas, ler trechos do livro, gravar vídeos de encenações das partes lidas, tirar fotos em cenários que representem um aspecto do trecho lido e escrever pequenos relatos de viagem, tomando a si mesmos como o próprio narrador do livro.
- De uma a duas semanas: após todas as publicações, o professor e alunos visitarão os blogs e deixarão lá seus comentários, interagindo com os demais grupos.


Avaliação

A avaliação mais indicada a este projeto é a avaliação de processo. A própria execução e publicação dos trabalhos poderá ser utilizada como forma de verificar o aproveitamento dos alunos a leitura deste texto.


Referência Bibliográfica

SWIFT, J. As viagens de Gulliver. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2202>. Acesso em: 09 abr. 2017.




[1] Adriano Lima, São José dos Campos, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário