PROJETO DE LEITURA “AS VIAGENS DE GULLIVER” COM O USO DE TECNOLOGIAS[1]
Sua Majestade, depois de pôr o pé em terra,
examinou-me por todos os lados com grande admiração,
mantendo-se sempre, contudo, por precaução,
fora do alcance de minha corrente.
As viagens de Gulliver
Justificativa
O mundo está cheio de pessoas e
lugares diferentes. Viajar é a melhor maneira de conhecer toda a diversidade
que compõe o mundo. Entrar em contato com as mais diversas expressões de arte é
uma maneira de ampliar o repertório de conhecimento dos indivíduos e também fornecer-lhe
as mais variadas maneiras de interpretar o mundo que os cerca. A leitura é
também uma forma de viajar. A proposta deste projeto de leitura é dar aos
alunos a oportunidade de entrar em contato com “As viagens de Gulliver” e
conhecer um pouco mais da visão de mundo de Jonathan Swift. A maneira sugerida
para ler esta obra é através de uma das ferramentas tecnológicas que temos à
disposição: o blog ou fotoblog. Esta tecnologia é indicada aos alunos como uma
nova forma de navegar pelas aventuras do mundo real e imaginário.
Objetivos
Os objetivos deste projeto de
leitura são:
- conhecer o texto “As viagens de
Gulliver”
- exercitar a capacidade de
interpretação e adaptação da obra lida à linguagem contemporânea
- traduzir a obra lida à
linguagem típica de um blog
Público-alvo
Esta atividade se dirige aos
alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Os recursos materiais a serem utilizados:
- o e-texto da obra “As viagens
de Gulliver”
- a plataforma Google para a
montagem de um blog onde serão realizadas e expostas as leituras feitas pelos
alunos
Etapas do projeto
Este projeto de leitura seguirá
as seguintes etapas:
- Uma aula: o professor irá
dividir os alunos em grupos e com eles dividirá a respectiva parte do livro a
ser lida.
- De uma a duas aulas: o
professor acompanhará os alunos ao laboratório ou sala de informática e guiará
os alunos na criação de um perfil no blog da plataforma Google e mostrará para
eles exemplos de blogs e o funcionamento dos mesmos.
- De quinze dias a um mês: o
professor orientará os alunos a ler a respectiva parte do livro que toca ao
grupo e proporá que eles façam a apresentação do que leram publicando no blog.
Os alunos poderão gravar entrevistas, ler trechos do livro, gravar vídeos de
encenações das partes lidas, tirar fotos em cenários que representem um aspecto
do trecho lido e escrever pequenos relatos de viagem, tomando a si mesmos como
o próprio narrador do livro.
- De uma a duas semanas: após
todas as publicações, o professor e alunos visitarão os blogs e deixarão lá
seus comentários, interagindo com os demais grupos.
Avaliação
A avaliação mais indicada a este
projeto é a avaliação de processo. A própria execução e publicação dos
trabalhos poderá ser utilizada como forma de verificar o aproveitamento dos alunos
a leitura deste texto.
Referência Bibliográfica
SWIFT, J. As viagens de Gulliver. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2202>.
Acesso em: 09 abr. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário