domingo, 14 de janeiro de 2018

ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA “ANA Z. - AONDE VAI VOCÊ?” DE MARINA COLASANTI[1]


1 ANTES DA LEITURA

1.1 Quanto ao portador de texto:

- Mostrar o livro aos alunos
- Apresentar o livro aos alunos.

Ana Z. aonde vai você?
Autor: Marina Colasanti
Número de páginas: 82
ISBN: 85-08-04335-X
Editora: Ática
Ano: 1995

1.2 Analise a capa do livro:

- Que ideia o título traz a você?
- O que esta ilustração de capa sugere?
- Para onde será que está indo AnaZ.?

1.3 Quanto ao gênero:

- O que vocês sabem sobre conto fantástico?
- Já leram algum conto deste tipo?
- Vocês conhecem alguém que quando vai contar uma história usa os recursos do conto fantástico?

1.4 Quanto ao plano do conteúdo:

- Discussão da temática do autor: a autora nasceu em Asmara, Etiópia, e veio para o Brasil depois da Segunda Guerra Mundial, com onzes anos de idade.
- Você também já fez uma viagem para morar em um lugar distante?
- Qual será o conhecimento de deserto que ela tem?
- Quem será Ana Z. e para onde ela estará indo?

1.5 Objetivo de leitura:

- Leia a história de Ana Z. para saber que destino ou destinos esta viagem reserva para ela.


2 DURANTE A LEITURA

2.1 A partir da leitura da primeira página, p. 7:

- Onde será que este poço está?
- Por que será que o narrador diz que não conhece Ana Z.?
- Você também é curioso/a feito Ana Z., a ponto de se debruçar num poço para ver o que há la no fundo?
- Será que este colar de contas brancas é importante para Ana Z.?
- O que você faria se perdesse algum objeto dentro de um poço?
- Que tipo de poço teria escadas?
- Ana Z. irá descer por esta escada?
- O que mais pode ser um mistério nesta história?


2.2 A partir da leitura da p.10:

- Que tipo de poço poderia ser este para ter uma senhora tricotando lá no fundo?
- Você também acha estranho tricotar com um fio que sai de um balde?
- A mulher no fundo do poço se preocupa com as contas que Ana perdeu?
- O que será que Ana vai fazer para achar a última conta que falta ao seu colar?
- Peixes no fundo do poço! Mas será?

2.3 A partir da leitura da p. 16:

- Onde estará Ana agora?
- Com quem estará falando?
- Você também pede coisas a pessoas que acabou de conhecer?
- Por que será que um mineiro no fundo de um poço ia ter escamas guardadas consigo?
- Você costuma trazer lembranças de viagens?


2.4 A partir da leitura da p. 31:

- Ana está num vilarejo agora?
- Que lugar é esse onde basta desejar que as coias existam?
- Você também acha que os desejos não devem ser desejados sozinhos?
- Que desejos o mundo poderia desejar em conjunto?


2.5 A partir da leitura da p. 45:

- Será que Ana foi parar na mão de traficantes de seres humanos?
- Ela vai ser vendida por vinte camelos?
- Que lugar será esse onde os casamentos são parte de um negócio de camelos?
- Será que o homem com quem Ana está falando diz a verdade ou está brincando com a menina?


2.6 A partir da leitura da p. 80:

- Ana está de volta à mina. Por que será que quer encontrar seu amigo mineiro?
- Você costuma fazer novos amigos quando viaja?
- Você deixa lembranças para as pessoas que encontra durante suas viagens?
- Por que Ana diz que a fita é o pagamento de sua dívida com o mineiro?
- Por que será que Ana está preocupada em reencontrar as pessoas que conheceu no começo de sua viagem?


3 DEPOIS DA LEITURA

- Que lugares desconhecidos você gostaria de visitar?
- Que tipos de viagem alguém com a sua idade poderia fazer sozinho/a?
- E que viagens alguém com a sua idade não poderia fazer sozinho/a? Por quê?
- Sugestão de leitura “Narizinho no reino das águas claras” - Monteiro Lobato


4 PRODUÇÕES A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO

4.1 Quanto à linguagem oral

- Propor que os estudantes contem outras histórias de viagens que eles conhecem. Aquelas que forem conhecidas por vários deles, podem ser contadas em conjunto, cada um narrando uma parte da história.

4.2 Quanto à linguagem escrita

- Propor aos estudantes que façam um diário de um dia de viagem ao lado de Ana Z. ou ao lado de outro personagem do gosto de cada um.





[1] Adriano Lima, São José dos Campos, 2017.

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