quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA – PRATICANDO O PAST SIMPLE[1]


APRESENTAÇÃO


A leitura é uma atividade de interpretar um texto dentro de vários outros contextos. O presente trabalho apresenta algumas ideias sobre como trabalhar a leitura em sala de aula e uma sugestão de roteiro de atividades. Motivar os alunos e formar neles o gosto pela leitura é dar oportunidades de ampliar o conhecimento de mundo que eles têm e, por isso mesmo, ampliar sua capacidade de ler.


1 DESENVOLVIMENTO


Apresentamos aqui as principais ideias discutidas no texto “A habilidade de compreensão escrita e a sala de aula” e na sequência uma sugestão de atividade de leitura com um texto com verbos predominantemente no Past Simple.


1.1 PRINCIPAIS IDEIAS DO TEXTO “A HABILIDADE DE COMPREENSÃO ESCRITA E A SALA DE AULA”


A habilidade da leitura é uma das formas de demonstrar o domínio e uso da língua. É um processo que se estende ao longo da vida do falante, visto que seu conhecimento de mundo irá sempre ampliar seu repertório de interpretação e isto lhe provocará releituras de textos e contextos.

Para Marques (2002, p. 216), “o processo de compreensão da escrita, a leitura, é uma atividade ‘calma e quieta’ e fácil de ser medida, de se testar sua compreensão.” Daí a preferência por esta atividade em sala de aula. O desafio para o professora é sempre despertar nos alunos o gosto pela leitura O professor deve se propor a “[...] ‘trabalhar com o desenvolvimento do processo de compreensão da escrita’[...].” É esta a tarefa para contribuir com a ampliação de visão e dos conhecimentos de mundo dos alunos e com o desenvolvimento de um pensamento crítico.

O professor deve levar em conta o que é o bom leitor. Para Marques (2002, p. 217), “um bom leitor em língua materna, quando começa a ler em língua estrangeira, leva com ele todo o seu conhecimento de mundo e suas estratégias, porém muitas vezes não tem consciência que as possui.” Esta atenção à bagagem do aluno norteia a atuação do professor.

Há algumas habilidades de leitura a serem levadas em conta:
            - identificar o propósito da leitura
            - prever o conteúdo do texto
            - utilizar regras e padrões grafêmicos para auxiliar nos processo de decodificação           ascendente
            - inferir o contexto não explícito usando o sistema de esquemas ou processo      descendente
            - utilizar o contexto para a construção de significado e da compreensão
            - utilizar elementos do texto para inferências
            - utilizar elementos do texto para encontrar informações específicas
            - monitorar a compreensão
            - construir significados
            - manter o propósito da leitura
            - ajustar as estratégias quando necessário (MARQUES, 2002, p. 217-218).

Considerando estes aspectos, o professor escolhe as estratégias a serem utilizadas e começa a elaborar seu programa ou projeto de leitura: conhecer os alunos e seus interesses, necessidades, realidades... para assim selecionar e preparar a aula.

Há dois tipos de leitura que podem ser feitos em sala de aula:
- A leitura intensiva - refere-se à leitura de trechos curtos com enfoque em estudo detalhado e no desenvolvimento de estratégias e habilidades.
- A leitura extensiva - refere-se às leituras com os objetivos de criar o hábito de ler, para aumentar vocabulário ou por simples prazer (MARQUES, 2002, p. 219).

Segundo a autora, o professora ainda deve levar em conta os seguintes processos de aprendizagem: 1 - processo de conscientização: atenção, percepção e compreensão; 2 - processo de apropriação: integração do novo conhecimento ao prévio e 3 - processo de autonomia: novos conhecimentos trazem autonomia. Para ela, “a leitura parte de uma necessidade, de um propósito que nos leva a escolher um tipo de texto, e com os conhecimentos prévios que possuímos e com esse texto em mãos, passamos para o processo de decodificação da mensagem” (MARQUES, 2002, p 220).

O planejamento do professor deve levar em conta a divisão da atividade nos momentos antes de ler, durante a leitura e após a mesma. Para antes da leitura, a autora sugere priorizar o
processo de compreensão descendente e devemos dispor de algum tempo para em primeiro lugar ativar o acervo de conhecimentos de mundo, lembrando que quanto mais conhecimentos compartilhados o escritor e o leitor tiverem, melhor será a compreensão da mensagem” (MARQUES, 2002, p. 221).

Feito isto, o professor muda do processo descendente para o ascendente - realizando assim o processo interativo de leitura.

Para o momento durante a leitura, com o enfoque no processo descendente, o professor pode seguir as seguintes tarefas: primeira: para compreensão geral - adivinhar título, ordenar ilustrações, checar previsões feitas sobre o texto; e segunda: procurando detalhes específicos - scamming, prestar atenção e anotar palavras-chave, responder questões específicas;

Já com o com enfoque no processo ascendente, as tarefas podem ser: - descobrir significado de palavras no contexto, encontrar sinônimos em lista, usar dicionário, reconhecer função das conjunções.

Para o momento após a atividade, Marques (2002, p. 224) sugere a revisão do que foi aprendido, a complementação do que ficou faltando, esclarecendo dúvidas e direcionando para o “[...] seguimento (follow-up) com atividades comunicativas baseadas no assunto do que foi lido.” É importante verificar se houve a alteração, se os alunos construíram novos significados e se foi possível fazer a transferência de conhecimentos. “É também a faze na qual podemos fazê-los criar, para que haja a interação com outros contextos”. Isto propicia a integração das habilidades comunicativas.

Quanto ao aspecto avaliativo às técnicas usadas, Marques atenta para a preocupação em verificar, através de respostas abertas, se houve ou não a compreensão do texto. Ela ainda sugere uma lista de atividades através das quais os alunos podem demonstrar seu entendimento. Selecionamos algumas:
- ação: o leitor/ouvinte responde fisicamente a um comando
- seleção: o leitor/ouvinte seleciona alternativas apresentadas, oral ou por escrito
- transferência: leitor resume oralmente o que foi lido e ouvinte desenha o que ouve
- [...]
- conversação: leitor/ouvinte participa de uma conversação para demonstrar o apreendido (MARQUES, 2002, p. 225).


1.2 ATIVIDADE DE LEITURA SUGERIDA


O texto escolhido foi “Two sisters and the cat” (BUCHANAN).

O enfoque desta atividade é a leitura extensiva, pois trata-se de um texto curto e cômico. A sequência de atividades propostas é a seguinte:

1 - Antes da leitura: para ativar o acervo de conhecimentos de mundo propomos uma brain storm:
- Como se faz para ter um animal de estimação? What to do to have a pet?
- Um animal de estimação pode ter donos de qualquer idade? How old must be a pet’s owner?
- Quem tem um animal de estimação em casa? Who has a pet at home?

2 - Durante a leitura:
- Alguém pode adivinhar sobre o que o texto vai falar? Can somebody bet what the text is about? Por quê? Why?
- Alguém pode adivinhar o título do texto? Can somebody bet the text title? (mostrar as três imagens presentes no texto) Por quê? Why?
- Se houver algum vocabulário desconhecido, usar o dicionário.

3 - Depois da leitura:
- Retomar as perguntas do brain storm e verificar se houve uma nova maneira de interpretar a posse de animais de estimação.
- Partilhar experiências sobre a perda de animais de estimação: o que fazer quando um animal morre em casa? What to do when a pet die at home?

4 - Quanto ao aspecto avaliativo, propomos:
- conversação: Onde foi parar o gato? Where is the cat now?; Há um céu para gatos? Is there a heaven for cats?
- produção de texto: em um parágrafo: Como a Sra. Wilson explicaria o ocorrido à sua irmã? How would Mrs. Wilson explain the situation to her sister?


CONSIDERAÇÕES FINAIS


A atividade da leitura ao mesmo tempo que requer um conhecimento de mundo oferece ela mesma a oportunidade de aumentar este conhecimento.

Esta é uma pista para nortear a atividade docente em sala de aula na formação de leitores. O professor considera o conhecimento prévio que o aluno tem e abre portas para outros caminhos do saber.

Uma atividade de leitura orientada desta maneira pode despertar no leitor em formação o gosto pela leitura e o gosto pelo saber.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BUCHANAN, Laurie. Two sisters and the cat. Disponível em: <http://web2.uvic.ca/elc/studyzone/200/reading/smicat1.htm>. Acesso em: 10 nov. 2016.

MARQUES, Florinda de Fátima Scremin. Ensinar e aprender inglês: o processo comunicativo em sala de aula. [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2002.




[1] Adriano Lima, São José dos Campos, 2016.

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