LAKATOS |
Área:
sociologia geral; ciências humanas; |
Tema(s):
sociologia geral; história da sociologia; |
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LAKATOS,
Eva Maria. Sociologia geral. 5. ed.
São Paulo: Atlas, 1985, p. 44-63. |
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2.2
Pioneiros 2.2.1
Augusto Comte (1798-1857, 59 anos) - francês -
sua preocupação como cientista era que as ciências obedecessem à máxima
objetividade; -
a matemática seria o elo de ligação entre todos os ramos do saber; -
a sociologia (FÍSICA SOCIAL), para Comte, não deveria só analisar, mas propor
normas de comportamento, seguindo a fórmula positivista: “saber para prever,
a fim de prover”; -
3 princípios básicos nos estudos de Comte: - 1 - prioridade do todo sobre as partes
(análise do contexto > que o fato social) - 2 - o progresso dos conhecimentos é
característica da sociedade humana (acumulação do saber está em coerência
entre o estágio dos conhecimentos e a organização social) |
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- 3 - o homem é o mesmo por toda a parte e
em todos os tempos (por sua condição biológica e sistema cerebral) -
é característica do positivismo trocar em toda parte o absoluto pelo
relativo; 2.2.2
Herbert Spencer (1820-1903, 83 anos) -
iniciador da Escola Biológica, sob influência do darwinismo -
a sociedade é um organismo biológico: semelhanças nos processos -
sociedade e organismo vivem mais que suas partes |
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lei
geral da evolução: - estagio primitivo: simplicidade
estrutural e homogeneidade - estagio de complexidade crescente:
heterogeneidade progressiva das partes e novas maneiras de integração -
das sociedades nômades, homogêneas, indiferenciadas e de pouca organização
social, política... para a sociedade complexa, heterogênea, grupos variados,
maior organização social e política e maior divisão do trabalho; 2.2.3
Karl Marx (1818-1883, 65 anos) - alemão -
fundador do materialismo histórico: “... as relações sociais decorrem dos
modos de produção (fator de transformação da sociedade)” -
determinismo econômico: “... o fator econômico é determinante da estrutura do
desenvolvimento da sociedade.” -
relações técnicas de produção: a ação humana sobre a natureza para satisfazer
suas necessidades; - relações de produção: resultado da
produção e distribuição necessária para o consumo; - modo de produção: conjunto das
relações de produção; -
“Os homens desenvolvem as relações
técnicas de produção através do processo
de trabalho (força humana e ferramentas), dando origem a forças produtivas que, por sua vez,
geram um determinado sistema de
produção (distribuição, circulação e consumo de mercadorias); o sistema de produção provoca uma
divisão de trabalho (proprietários e não-proprietários das ferramentas de
trabalho ou dos meios de produção) e o choque dentre as forças produtivas e os proprietários dos meios de produção
determina a mudança social.” -
divisão da sociedade: - infra-estrutura: “... é a estrutura
econômica, formada das relações de produção e forças produtivas.” - super-estrutura: - 1º nível: “... a estrutura
jurídico-política, é formado pelas normas e leis que correspondem à sistematização
das relações existentes;” - 2º nível: “... a estrutura |
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ideológica
(filosofia, arte, religião etc.), justificativa do real, é formado por um
conjunto de idéias de determinada classe social que, através de sua
ideologia, defende seus interesses.” -
a infra-estrutura é determinante, e a mudança social se origina nas
modificações das produtivas e relações de produção; -
para Marx e Engels as sociedades podem ser classificadas de acordo com o tipo
de relações de produção: “... a comunidade tribal, a sociedade asiática, a
cidade antiga, a sociedade germânica, a sociedade feudal, a sociedade
capitalista burguesa (comercial; manufatureira e industrial; financeira e
colonialista) e a sociedade comunista sem classes (que se instalaria através
da ditadura do proletariado).” 2.3
Desenvolvimento da sociologia 2.3.1
Émile Durkheim (1858-1917, 59 anos) - francês -
tido como fundador da Sociologia independente das Ciências Sociais, iniciou “... o estudo dos fatos sociais como
‘coisas’, através de regras de rigor científico, determinou seu objeto,
próprio dos estudos sociológicos, e sua metodologia.” -
princípios básicos presentes na obra A
divisão do trabalho social (1893): - consciência coletiva: “... a soma de
crenças e sentimentos comuns à média dos membros da comunidade, formando um
sistema autônomo, isto é, uma realidade distinta que persiste no tempo e une
as gerações.” - ela envolve completamente a mentalidade
e moralidade do indivíduo: a ação, pensamento e sentimento do homem primitivo
são conforme o grupo a que pertence; - há uma consciência coletiva e outra
individual: “... a primeira, predominante, compartilhará com o grupo; a
segunda, peculiar ao indivíduo.”; - nas sociedades primitivas a
consciência coletiva domina a individual; - em sociedades mais complexas, a
divisão do trabalho e a diferença entre os indivíduos pode levar a uma
independência das consciências, mas as sanções permanecerão na coerção social
e sistema legislativo como reflexo da primitividade; |
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- solidariedade mecânica: presente nas
sociedades primitivas, originada na semelhança entre os seus membros, e é
fundamental para a manutenção da igualdade grupal e, pela coerção social,
pune e reprime quaisquer tentativas de diferenciação entre os indivíduos,
para evitar a desintegração do grupo; - solidariedade orgânica: o progresso da
divisão do trabalho, que necessita da diversidade das pessoas, faz com que a
solidariedade mecânica se modifique; mais do que a semelhança, é necessário a
independência dos indivíduos; -
Regras do método sociológico
(1895), para a análise dos fatos sociais: -
primeira: na observação dos fatos sociais, considerá-los como “coisas” e não
idéias, para poder manipulá-los com finalidade de estudo e análise; há aqui
uma desvinculação das concepções filosóficas, biológicas e psicológicas; -
“Ao escolher seu método de pesquisa, o sociólogo deve selecionar um grupo de
fenômenos cujos caracteres exteriores sejam previamente definidos, e analisar
todos os que correspondem a esta definição.” -
“Na análise dos fenômenos sociais como ‘coisas’, o pesquisador deve abandonar
as pré-noções e a pressuposição do significado ou caráter de uma prática ou
instituição social.”; objetividade através da investigação do significado do
fenômeno dentro da sociedade estudada; |
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-
“Para explicar um fenômeno social, deve-ser procurar a causa que o produz e a
função que desempenha.”; -
a causa: “... nos fatos anteriores, sociais e não individuais;” -
a função: “... através da relação que o fato mantém com algum fim social.” -
“Durkheim, ao estabelecer as regras de distinção entre o normal e o
patológico, propôs: um fato social é normal, para um tipo social determinado,
quando considerado numa determinada fase de seu desenvolvimento, desde que se
apresente na média das sociedades da mesma categoria, e na mesma fase de sua
evolução.”; pode-se ver aqui uma certa norma de relatividade e objetividade
na observação dos fatos sociais; -
“Na obra Suicídio (1897), Émile
Durkheim demonstra que o suicídio varia inversamente ao grau de integração do
grupo social do qual o indivíduo faz parte, com algumas exceções por ele
apontadas.” |
Revisão
Comte
-
Qual a característica marcante da sociologia nascente em Comte?
-
Que princípios Comte aponta para o estudo científico?
Spencer
-
Com Spencer vê a sociedade? (Lei geral da evolução)
- Que
exemplos podem ser encontrados para contextualizar os estágios evolutivos
propostos por Spencer?
Marx
- A
partir de que ponto de vista Marx interpreta a sociedade?
- O
que são relações técnicas de produção, relações de produção e modo de produção?
-
Com Marx explica a mudança social?
-
Como Marx divide a sociedade?
-
Que critério Marx e Engels usam para classificar as sociedades?
Durkheim
- Qual
a contribuição de Durkheim para a metodologia da sociologia?
- O
que é consciência coletiva?
- Em
que tipos de sociedade a consciência coletiva impera sobre a consciência
individual?
- O
que é solidariedade mecânica?
- O
que é solidariedade orgânica?
-
Quais as duas primeiras regras do método sociológico?
-
Que cuidado deve ter o sociólogo ao analisar os fenômenos sociais?
-
Como Durkheim explica a relação entre normal e patológico na sociedade?
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