terça-feira, 14 de abril de 2015

Proposta 38 - Produção de texto: texto argumentativo

Orientações: Use caneta azul ou preta para escrever seu texto. Considere a norma popular urbana, atentando-se para as devidas concessões à caracterização do gênero e personagens, quando houver. Coloque um título em seu texto, se o gênero permitir. Respeite as margens laterais. Para rasura, proceda da seguinte forma: rasura. Seu texto deve ter entre 25 e 30 linhas.

Proposta: com base na coletânea oferecida e em seus conhecimentos, escreva um texto argumentativo para apresentar sua opinião sobre o tema: LIBERDADE NA WEBPARTICIPAÇÃO JUVENIL NA POLÍTICA. Selecione, organize e relacione, de forma coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1: “Espionagem pode levar a retrocesso na "liberdade" da web - 09 de Julho de 2013•11h49
Após escândalo de espionagem, especialistas alertam para possível aumento do controle na internet e violação de direitos humanos

            Diante das denúncias de que cidadãos brasileiros e de diversos países da América Latina estariam sendo alvo de espionagem pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), especialistas alertam para um possível fortalecimento dos argumentos favoráveis a um controle maior da internet - no sentido oposto ao que pregavam os Estados Unidos.

Segundo documentos coletados pelo informante Edward Snowden, o ex-técnico da CIA que vazou informações sobre o programa secreto de monitoramento da NSA - conhecido como Prisma -, o Brasil teve "bilhões" de telefonemas e mensagens (de e-mail) espionados”.

Adaptado de: <http://tecnologia.terra.com.br/internet/espionagem-pode-levar-a-retrocesso-na-liberdade-da-web,f241478eed3cf310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html>. Acesso em: 26 fev. 2014.

Texto 2: “Relatório sobre liberdade na rede diz que internet no Brasil não é livre

            De acordo com informações do relatório Freedom of the Net 2013, limitação ao conteúdo na web só cresceu no país

Ainda que o Brasil seja uma potência mundialmente reconhecida como um país que adora redes sociais e canais midiáticos na internet, um relatório divulgado pela Freedom House na última quinta-feira, dia 3, o “Freedom of the Net 2013”, dá conta de que o país foi o segundo pior no seguinte ranking: liberdade na internet e em mídias digitais.

Com isso, a organização classifica o Brasil como “parcialmente livre” e não apenas “livre”. Segundo a Freedom House, caiu o grau de liberdade avaliado na navegação do país e na expressão de ideias de usuários no que diz respeito à livre utilização de mídias sociais e outras ferramentas digitais”.


Adaptado de: <http://www.tecmundo.com.br/internet/45303-relatorio-sobre-liberdade-na-rede-diz-que-internet-no-brasil-nao-e-livre.htm>. Acesso em: 26 fev. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário