terça-feira, 12 de julho de 2011

Projeto Interdisciplinar 2º FG 2011 - Lar, doce lar.

Proposta: trabalhar o gênero textual narrativo-descritivo com a construção da história de uma família, dando ênfase à constituição de um lar, a educação dos filhos e a vida a dois.

Objetivos: - desenvolver a habilidade de descrição;
- estimular a reflexão interdisciplinar entre as etapas do processo de desenvolvimento humano e os conteúdos curriculares do EM Técnico em Formação Gerencial;
- refletir sobre o relacionamento humano centrado na relação pais e filhos, dentro do ambiente familiar de uma casa.

Justificativa: a necessidade de desenvolver a habilidade de produção de texto descritivo surge por causa da exigência desta modalidade de escrita na produção do relatório de estágio, feita no 3º ano do E.M. em nossa escola. Vamos usar como pano de fundo o cenário as etapas da constituição e cuidado de um lar e a relação pais e filhos, por se tratar de um universo de informações de fácil acesso aos alunos-escritores. Como se trata de uma atividade interdisciplinar, esperamos estimular a reflexão para as questões dos diversos saberes presentes em todas as etapas de nossas vidas. Ainda queremos estimular a reflexão dos alunos sobre sua relação com os pais, numa via dupla: de que maneira a escola é intermediária no processo de formação dos alunos e de que maneira a participação dos pais na vida escolar dos filhos pode ser positiva para todas as partes envolvidas no processo. Não queremos informações particulares dos alunos, nem mesmo estamos interessados em publicar o material escrito por eles. Trata-se de uma atividade de produção de texto do tipo descritivo ficcional.

Metodologia:
1 - os alunos vão descrever as etapas aleatórias do processo de constituição de um lar, considerando desde os momentos da paixão até a escolha profissional dos filhos;
2 - foram estipuladas seis fases, pensando em situações importantes na formação de um lar, nas quais os alunos apresentarão uma descrição de acordo com a ambientação previamente oferecida;
3 - além da ambientação sugerida em cada fase, existe a possibilidade dos demais professores participarem, nos assuntos interdisciplinares, narrando suas experiências como pais e mães ou a partir de algum tópico de suas disciplinas que pode ser percebido naquela fase;
4 - após a motivação do professor de redação, a ambientação e os assuntos interdisciplinares, cada aluno produzirá seu texto e deverá entregá-lo na data combinada;
5 - na hora de escrever o próprio texto é importante que cada aluno pergunte aos seus pais sobre sua história e o que mais eles puderem contar, como forma de participação na realização da atividade, junto com os filhos;
6 - ao longo do desenvolvimento do projeto os demais professores podem apadrinhar uma ou mais crianças para ajudar a estimular o envolvimento dos alunos com o projeto.

1ª fase - Quem casa quer casa: da paixão ao casamento, o aluguel ou casa própria?

Ambientação: você está num relacionamento imaginário que vai culminar no casamento e na constituição de um lar. É preciso, então, tomar algumas providências: os preparativos do casamento, o enxoval, a nova casa. Tanto o homem como a mulher têm algumas tarefas que lhes são próprias. Suas decisões serão tomadas com sua família, e a melhor saída será a do planejamento. Suas preocupações iniciais serão com sua casa,

Assuntos interdisciplinares: gestão empresarial / financeira: pesquisar e apresentar uma planilha das despesas de um casamento (cerimônia, festa, certidões, etc.); matemática: descrever os custos de reforma ou construção de uma casa; gestão financeira: apresentar uma planilha dos custos de um mês em uma casa (água, luz, telefone, alimentação, saúde, escola, lazer...); informática: apresentar a planilha para controle de gastos em Excel; física: descrever as estratégias de economia de energia e métodos de aprimoramento de escolhas e utilização de tecnologias (eletrodomésticos).

- Início: __13__/__05__ - Entrega do texto: __10__/__06__

2ª fase - De repente família: um mais um é igual a três

Ambientação: seu/a filho/a acaba de nascer. A partir de agora tudo muda. Muitos cuidados e precauções devem ser tomados e você irá descobrir na prática que os filhos vêm sem manual de instruções. A chegada de seu/a filho/a irá mudar sua vida e também a rotina de seu lar e a dinâmica de seu relacionamento. Para a criação do/a filho/a, o casal tem que entrar num consenso nas decisões para evitar a disputa dos pais em mostrar que é o melhor ou o vencedor. Você irá descobrir também que a criação de uma criança vai além da alimentação. Outras rotinas em seu relacionamento vão ser criadas e as demandas do lar, agora, vêm de três pessoas sob um mesmo teto.

Assuntos interdisciplinares: história / pais: descrever como foi a história de formação de sua família; sociologia/filosofia: descrever sua família levando em conta os conceitos de grupos sociais e tipos de família; biologia: descrever a emoção do nascimento de seu/a filho/a, os cuidados com alimentação, vacinação e doenças infantis; direito: descrever a divisão de tarefas com seu/a parceiro/a para a criação do/a filho/a; educação física: descrever a importância da prática regular de atividades físicas para toda a família; química: descrever as precauções para evitar acidentes domésticos, sobretudo com produtos de limpeza, pilhas, embalagens e apresentar a seu/a filho/a a tarefa da reciclagem e o cuidado com o destino do lixo. Para esta fase considere a idade de seu filho até 1 ano e 11 meses.

- Início: _10___/__06__ - Entrega do texto: __01__/__07__

3ª fase - O pão nosso de cada dia: quanto custa uma família?

Ambientação: agora que sua família está maior, algumas providências devem ser tomadas. A alimentação de sua família é sua preocupação constante, pois a manutenção da saúde de seus entes queridos depende muito da forma como todos se alimentam. A compra dos alimentos, sua seleção e preparo, precisam de seguir alguns cuidados. Planejar e calcular são tarefas importantes. Além da alimentação, a atividade física é outra tarefa para ajudar a manter a saúde. Para esta fase considere a idade de seu/a filho/a de 2 até 5 anos.

Assuntos interdisciplinares: educação física / biologia: descrever os cuidados que a família deve ter com a alimentação saudável para evitar doenças provenientes de uma alimentação desequilibrada; química: descrever os cuidados com a conservação dos alimentos; logística / matemática: descrever os custos de uma compra de necessidades do lar em supermercado, as melhores estratégias de administração de tempo para realizar a compra e a descrição dos custos do desperdício; palestra com Nutricionista / Pediatra sobre alimentação e seus efeitos no organismo (aprendizagem, motivação etc.); gestão empresarial / financeira: apresentar uma planilha com orçamento de duas cestas: uma cesta básica e uma cesta supérflua.

- Início: __01__/__07__ - Entrega do texto: __05__/__08__

4ª fase - Conversa de pais e filhos: educação sexual, gravidez na adolescência, dificuldades escolares

Ambientação: seu/a filho/a está entrando numa fase nova e requer um pouco mais de sua atenção. Juntamente com a puberdade, vieram também alguns problemas escolares, associados com o mau uso do computador. É hora de conversar com seu/a filho/a e recombinar algumas regras. Lembre-se que muitas das dificuldades dele/a podem não ser somente por má vontade ou rebeldia gratuita, mas sim por falta de conhecimento, mesmo que ele/a insista em dizer para você que já sabe tudo!

Assuntos interdisciplinares: biologia: descrever como conversar com seu filho/a sobre a puberdade e vida sexual; informática: descrever os cuidados com o uso da internet em casa, sites e jogos apropriados, postura diante do computador, uso do computador para auxiliar nas tarefas do lar, língua portuguesa: descrever as alternativas para melhorar as notas escolares e como estudar juntos; língua portuguesa: descrever as estratégias para incentivar a leitura.

- Início: __05__/__08__ - Entrega do texto: __02__/__09__




5ª fase - O casamento virou rotina? É hora de discutir a relação

Ambientação: seu casamento está passando por uma fase difícil. Você percebe que em muitos momentos da vida a dois a rotina começou a sufocar o sentimento que um nutria pelo outro. É necessário fazer uma pausa e repensar juntos que rumo tomar. Lidar com os conflitos a dois - no lar, na convivência a dois, o importante é lidar com as diferenças, saber ouvir e, principalmente, compartilhar as dificuldades em executar pequenas tarefas da casa, pois cada um tem uma habilidade, antes de julgar, analisar o entendimento, posição de cada um. O mundo é cheio de Arte, e ela é feita com sons, gestos, imagens, movimentos etc., tudo isso expressa ideias e sentimentos e por isso são importantes a administração e solução de problemas em situações que possam acontecer em um lar

Assuntos interdisciplinares: direito: descreva as situações de conflito e como lidar com elas; artes: descreva de que maneira o universo das artes pode ser um bom caminho para buscar outros significados para a vida em família; logística: descrever estratégias de como melhorar o ir e vir de uma tarefa a outra durante uma semana - filhos na escola, trabalho, mercado, reuniões etc., de modo que esta rotina deixe de ser sufocante; língua portuguesa / redação: apresentar uma entrevista com casais unidos por períodos distintos de tempo.

- início: __02__/__09__ - Entrega do texto: __30__/__09__

6ª fase - Meu filho bateu asas e voou: encaminhamento profissional, custo ou investimento?

Ambientação: Seu/a filho/a está concluindo o Ensino médio. Nesta fase você começa a participar das dúvidas que ele/a tem sobre o futuro profissional. Você precisa ajudá-lo/a a encontrar qual é a vocação dele/a e, ao mesmo tempo, preparar-se para uma possível mudança radical: pode ser a hora de seu/a filho/a sair de casa e assumir as responsabilidades de cuidar de si mesmo/a.

Assuntos interdisciplinares: inglês / espanhol / italiano: descrever as possibilidades de carreira profissional (colocação no mercado de trabalho ou universidade) proporcionadas por idiomas estrangeiros; gestão empresarial - “projeto profissões” - descrever os critérios a serem levados em consideração na escolha de uma faculdade, custos ou investimentos?; participação de ex-alunos: mostrar como foi o processo da própria escolha profissional; geografia: apresentar um mapa de sua profissão - locais de cursos, impacto demográfico de sua profissão (atinge direta ou indiretamente as pessoas, classe social, gênero, faixa etária etc.).

- Início: __30__/__09__ - Entrega do texto: __28__/__10__


Critérios de avaliação: o texto deverá ser escrito dentro na norma popular urbana da Língua Portuguesa, levando-se em consideração as concessões linguísticas necessárias à adaptação de caráter literário e de caracterização do gênero em questão. A nota será atribuída no final da terceira etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário